FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas mais frequentes dos meus clientes

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar um ambiente a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. A identidade visual é um processo que faz parte do branding (gestão das estratégias de marca)

Alguns elementos da identidade visual:

– Nome;
– Conceito;
– Logotipo;
– Fontes (tipografia);
– Símbolos;
– Elementos gráficos;
– Cores;
– Embalagens;

Briefing
Conforme aprovado o orçamento e contrato assinado, enviarei o briefing (formulário com perguntas) para eu poder criar um projeto com a autenticidade do cliente. Pode ser feito também através de uma reunião online/presencial.

Pesquisa
Baseado no briefing respondido, farei pesquisas visuais e conceituais, a fim de orientar e dar um norte para a identidade visual que estamos criando. 

Análise
Analisarei todas as pesquisas levantadas, traçando o conceito e personalidade da marca. Também é realizado análise de concorrência e de público-alvo para se destacar no mercado.

Rascunhos
Um bom designer gráfico rascunha o dia todo, seja em papel ou em pensamento. Nesta etapa colocaremos todas ideias para fora da caixinha.

Apresentação
Com toda criação da identidade visual projetada, marcaremos uma reunião (online) para a apresentação da sua identidade visual.

Formas de pagamento
Para contratação do serviço, peço 50% antecipado para início dos trabalhos. O pagamento pode ser feito via transferência bancária, PIX ou boleto, sendo o restante pago na entrega do projeto. 

Prazos
Um projeto de identidade visual costuma levar em média 30 dias para ficar pronto, podendo ultrapassar este prazo caso o projeto seja mais complexo.

Envio dos arquivos
Com o pagamento realizado, envio todos arquivos da sua identidade visual nos seguintes formatos: .AI ou .EPS (Vetor), .PDF (arquivo em alta resolução), .PNG (imagem com fundo transparente).

Toda marca/empresa necessita de uma identidade visual forte para poder comunicar seu propósito com clareza para os consumidores. Ela é responsável por conectar todos os valores da empresa para o mercado.

Uma boa identidade visual pode fazer com que o Produto X seja vendido mais e por um preço mais alto do que o Produto Y, mesmo ambas oferecendo o mesmo produto. Um grande exemplo é a Coca-cola, que possui uma identidade visual forte. Já a Dolly, possui uma identidade visual fraca e desatualizada. Quem está melhor no mercado?

Um logotipo é um elemento de design facilmente reconhecível e reproduzível, muitas vezes incluindo um nome, símbolo, cores especificadas ou marca comercial. É uma representação visual rápida da mensagem e da posição de uma marca. Um logotipo bem projetado deve evocar alguma memória ou emoção do espectador, dependendo de sua relação com a marca. 

Já sua marca criada no projeto de identidade visual é a experiência que as pessoas têm quando entram em contato com você ou com sua empresa. Pense desta maneira. Um logotipo por si só é apenas um elemento gráfico com um nome. Uma marca trabalhada em um bom projeto de identidade visual é a estratégia de comunicação que ajuda você a comunicar sua paixão e experiência.

Quando combinados, um logotipo bem planejado à uma estratégia de identidade visual faz com que você atinja seu público de maneira eficiente e eficaz, comunicar sua mensagem, seu valor e seus benefícios e atrair mais atenção visualmente.

1- Domínio e Hospedagem
Para criação de um website é necessário ter o domínio (www.seudomínio.com.br) e contratar um servidor de hospedagem (eu recomendo o hostgator, qualidade e preço justo).

2- Alinhamento de conteúdo
Com o domínio e servidor adquirido, é necessário realizar uma reunião com o cliente para alinharmos as páginas, dados, imagens e conteúdos.

3- Criação do layout
Nesta etapa eu crio um layout do site conforme alinhado na reunião.

4- Construção do layout
Com a aprovação do layout, eu começo a construção do site online, assim como todas as configurações necessárias.

5- Entrega
Após o cliente navegar no site online e verificar que está tudo conforme desejado, o site está finalizado e pronto para uso.

Eu desenvolvo todos os meus websites (institucional, blogs, e-commerces) com a plataforma WordPress.

Cerca de 50% de todos os sites da web são desenvolvidos em wordpress, sendo a melhor opção para ter um site sem dor de cabeça, flexível, moderno e rápido.

Ainda está com alguma dúvida? Entre em contato!